.
.
.
.

ESTRÉIA: 06 JUNHO DE 2018

Visite nosso Website Oficial


.
.
.
.

O PROJETO

.
.

IVIN Films iniciou a pré-produção do filme em 2016 com a intenção de não apenas contar a biografia de José Bonifácio de Andrada e Silva ou desvelar aspectos menores de sua vida cotidiana, mas de reconstruir o mito de um homem que é conhecido no velho e no novo mundo. Um homem admirado, aclamado e homenageado em vários países – e tão pouco no Brasil, sua terra natal.

Bonifácio – O Fundador do Brasil foi financiado através de uma rede de colaboradores, que se tornam também difusores do projeto. O filme captou cerca de 387 mil reais em três fases de arrecadação, por meio de 2800 investidores individuais e 06 corporativos. Foi o maior crowdfunding (financiamento coletivo) para um filme já feito no país, quebrando o recorde anterior, que pertencia a produção de O Jardim das Aflições, do cineasta Josias Teófilo.

.
.

SINOPSE
.

O documentário de Mauro Ventura apresenta – mais do que um relato biográfico – o processo de formação e desenvolvimento da personalidade de um dos mais importantes brasileiros da história: José Bonifácio de Andrada e Silva. O filme utiliza como eixo investigativo a “Teoria das Camadas da Personalidade”, do filósofo Olavo de Carvalho, para ir além do que os nossos livros didáticos costumam mostrar. A narrativa conduz o espectro do patriarca numa revisita de sua trajetória e de suas aventuras procurando captar a unidade da vida do personagem tomando como foco os centros de atenção que predominaram nas diversas etapas de sua existência e avançando em direção do próprio destino e de sua transcendência. Bonifácio era cientista, filósofo, estrategista e um herói de guerra; e é este personagem complexo que esta produção desvela ao público.

.