CROWDFUNDING

Este projeto é pelos nossos heróis esquecidos que, infelizmente, não estão mais entre nós. Mas ainda podem inspirar gerações. Por isso, como nação, devemos reerguê-los para que jamais sejam esquecidos.

SOBRE O PROJETO

O filme-documentário “Jambock” trata da história da participação do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GavCa) da Força Aérea Brasileira na Itália ocupada pelos nazistas nos meses finais da 2º Guerra Mundial.

A narrativa terá como fio condutor o relato de um dos pilotos de caça brasileiros, Danilo Marques Moura, que, tendo sido abatido em missão nos arredores de Verona (Castelfranco), retornou, numa jornada de mais de 300km, por entre território inimigo, e tendo de superar os mais diversos e inusitados obstáculos e dificuldades, à base do 1º GavCa em Pisa, do outro lado da cordilheira dos Apeninos.

O filme-documentário não se limitará a seguir os passos de Danilo, mostrando também outros eventos dramáticos e decisivos para a campanha dos pilotos de caça brasileiros na Itália.

“Jambock” pretende ser um documento e uma homenagem à bravura, à intrepidez, à maturidade e ao patriotismo desses jovens brasileiros que arriscaram tudo, vida e liberdade, por um ideal de civilização, honrando de maneira imorredoura, não somente as Forças Armadas, como todo o povo brasileiro.

O QUE SIGNIFICA JAMBOCK?

Jambock” era o ‘callsign’, dado pelos americanos, aos pilotos de caça do 1° Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCA)

sjam·bok (Sul Africano) s. – Chicote pesado, normalmente feito de pele animal. (sjam·bok) v.t. – Bater com um sjambok. (sjam·boked, sjam·bok·ing, sjam·boks) [Afrikaans, do Malaio cambuk, chicote, do Hindi cãbuk, do Persa chãbuk.]

Por uma ironia dos fatos, o chicote utilizado pelos brancos contra os escravos africanos, indonésios e malaios passou a ser usado contra os “arianos puros” de Adolf Hitler, manejados por brasileiros livres que foram à Itália defender a liberdade e a democracia. (Maj.Brig. Rui Barbosa Moreira Lima)